quinta-feira, 10 de abril de 2014

Tudo no Wok!

Esta quarta-feira, resolvemos fazer uma espécie de viagem asiática, e fizemos tudo no Wok!

Para quem não sabe, Wok é um instrumento de cozinha, uma frigideira, vamos lá, conhecido por ser chinês embora a sua utilização seja bastante comum pela Ásia. Para mais informações clicar aqui em português, ou mais completo aqui em inglês.

De há uns anos para cá, tornei-me um fã, do wok. E ao longo do tempo tenho aprendido alguns truques, e desenvolvido o meu gosto pela comida ao estilo asiático, mais que não seja, na minha perspectiva!

Bem, e avançando para o que interessa aqui fica o jantar de ontem. Desta vez bastante mais ilustrado que o normal hehehehe!



Comecei por picar dois dentes de alho, cortei um alho francês ao meio e depois cortei tipo juliana. Também descasquei e piquei um pedaço de gengibre.


Cortei em pedaços grosseiros quatro pequenas pak choi.


Também lavei e cortei uns champignons e uns pleurothus, uns em rodelas e os outros grosseiramente.


Cortei dois tomates em cubos.


Começo sempre por aquecer bastante o wok, em lume forte. Depois junto a gordura, neste caso óleo de Sésamo. Apenas o equivalente a uma ou duas colheres de sopa.
Coloquei o alho-francês, dentes de alho e gengibre e algum tempo depois as pak choi. O tempo de cozedura é muito rápido, por isso convém ter tudo preparado.


Depois de mais algum tempo, e quando se nota que as pak choi estão a murchar, juntam-se os cogumelos, primeiro os champignons e depois os pleurothus. Salteia-se energicamente, para cozer de forma uniforme. Nesta altura também temperei com algum sal e pimenta.


E juntei algum molho de peixe, e molho de soja. Tudo muito contido para não se sobrepor aos outros sabores.


Aqui juntei  um cálice de vinho branco, e os tomates aos cubos. Deixei cozinhar mais alguns minutos, e retirei para um pirex.


Anteriormente, já tinha cortado uns bifes de peru em tiras e temperei com molho teriaki.


E salteei-os com alguns tomates secos e algum óleo do frasco, que é bastante fragrante.


E tudo junto deu este jantar maravilhoso, que soube muito bem!
Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário